Nesta última terça feira 21/06/2022 a Dra. Rosana Machado, psicóloga esportiva esteve palestrando para os alunos do curso de futebol da Federação Paulista de Futebol Varzeano, na sede do CREF.SP, que explicou a importância da habilidade psicológica que os árbitros devem exercitar, para que tenham equilíbrio durante uma partida, e  quanto o nível elevado de ansiedade pode atrapalhar.

Formada em Psicologia através da PUC-SP, em 1989, atua há 30 anos como psicoterapeuta em consultas individuais ou grupo, casal, adultos e crianças. Trabalha com práticas energéticas e meditação através do olhar integral da saúde em busca da harmonia e plenitude. Atende em Constelação Familiar Sistêmica em consultas individuais e grupo. Atende em psicologia clínica processual e focal.

CRP 06-34689

Redes Sociais da Dra. Rosana Machado

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram

 

 

Foi perguntado aos alunos, o que motiva o árbitro estar atuando como árbitro e qual é o maior desafio em estar em campo atuando em um jogo e futebol.
 

Os alunos puderam interagir na palestra, como o Alexandre Cavalcanti Roseira, que disse que iniciou como treinador de futebol, e nessa trajetória apitou um jogo de futsal e acabou se identificando com a arbitragem, e que por muitas vezes era convidado para apitar jogos do bairro, por isso resolveu adquirir mais conhecimento das regras do futebol, e por causa desse amor pelo futebol e arbitragem começou a estudar educação física.

O seu maior desafio é lhe dar com o equilíbrio, pois antes das partidas vem os pensamentos de polemicas, violência de jogadores e torcida que podem acontecer durante os jogos, mas que torce para que ocorra tudo bem.